Turilândia faz adesão ao PROERD

Na tarde desta sexta –feira (7), a prefeitura de Turilândia realizou no colégio Edmundo Silva, o evento que oficializou a adesão do município no PROERD (Programa Educacional de Resistência à Droga).  O programa é desenvolvido pela Polícia e tem como objetivo conscientizar alunos e pais quanto o perigo das drogas.

O secretário de educação José de Emanuel apresentou o Cabo Lisboa, instrutor do PROERD, além de rapidamente destacar a importância da adesão deste projeto que trabalhará com os alunos da quarta-série, para inibir o índice de criminalidade entre jovens e adolescentes.

O morador da vila da paz, senhor Guedes, disse ter conhecido o PROERD no estado de São Paulo e se interessou em trazer também para Turilândia e apesar de ter tentado algumas vezes, acredita que por motivos políticos não obteve êxito, no entanto, na administração do atual prefeito Alberto Magno, recebeu o apoio para procurar e cobrar a presença do programa no município. Guedes acredita que o programa seja essencial para afastar as crianças das drogas tornando-os futuros cidadãos de bem.

O vereador Ribinha Sampaio, lembrou que este programa esteve presente há alguns anos no município, ainda na época do ex secretário de educação Rogério Marques e surtiu grande efeito entre os jovens e adolescentes, porém destacou que seria interessante que desta vez os alunos dos povoados também pudessem participar, devido aos grandes problemas de violência e drogas apresentados em toda a região. Enfatizou, que uma gestão pública não se faz somente com o prefeito, se faz com legislativo, lideranças políticas, diretores de escolas, alunos, pais, secretários municipais e toda a sociedade em geral.

O Tenente Albatênio, disse que implantar o PROERD em Turilândia, foi um dos compromissos desde a sua chegada ao município e que o programa vai atingir a sede e os povoados, pois acredita que esta seja a maneira mais correta de combater as drogas entre as crianças e os adolescentes, já que esta é uma das principais causas de outros crimes.
O ex vereador Edvaldo, representando sua esposa a vereadora Silvinha, parabenizou cada colaborador que unidos trabalharam para que este programa chegasse até o município e parabenizou ainda a polícia militar e civil pelo trabalho realizado e principalmente pelo respeito ás famílias de bem.

Representando o prefeito Alberto Magno, o secretário de articulações políticas, Marlon, agradeceu primeiramente a Deus por este momento muito importante e agradeceu em especial ao Tenente Albatênio pelo seu empenho incansável desde sua chegada ao município.
Ressaltou a importância deste projeto para o combate ás drogas entre os jovens e disse estar feliz em participar desta parceria entre a polícia, escola e comunidade.

O Cabo Lisboa que já é instrutor do PROERD há 4 anos, explicou que a sigla PROERD significa programa educacional de resistência as drogas e que este programa nasceu em Los Angeles e veio para o Brasil, é um programa de caráter social preventivo aplicado pela polícia militar e consiste em uma parceria entre a polícia, escola, aluno e família.
Segundo ele o PROERD além de reforçar a autoestima das crianças, ensina o respeito, a disciplina e ajuda a combater as drogas entre  as crianças e adolescentes, evitando problemas futuros.

Após os discursos, o evento seguiu com as assinaturas de adesão ao programa no município.