7ª Conferência Municipal de saúde de Turilândia

Com o tema “Descentralização das ações de saúde como estratégia de saúde da família”,  a Secretaria Municipal de Saúde de Turilândia promoveu nesta terça-feira (18), a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Turilândia, que teve o objetivo de reafirmar os princípios e diretrizes do SUS para garantir a saúde como Direito Humano conforme previsto na Constituição Federal e na Lei Orgânica de saúde, buscando o fortalecimento do controle social no SUS definindo prioridades para as políticas de saúde local.

A comissão organizadora da conferência foi composta da seguinte maneira: Claudia Pinheiro (sec. de saúde) Presidente, Hérika Ciara Barbosa, coordenadora geral, Silvandro José Oliveira Silva, Coordenador adjunto e Rosinalva França, secretária executiva.

Os participantes puderam assistir a palestra “Descentralização as ações de saúde como estratégia da saúde da família”, com o enfermeiro Wellio Alves,  “Ações da VISA”, com a enfermeira Marcle Meire Pimenta, “Ações da VIGEP, apresentada pelo senhor José Reinaldo Sampaio. O  sr. Américo de Jesus soares, conselheiro da CESMA, foi o conferencista do evento.

A conferência de saúde foi realizada no Hotel Turi Plaza em Turilândia e reuniu secretários municipais, usuários dos serviços, trabalhadores de saúde, gestores e prestadores do SUS para avaliar a situação da saúde, elaborar propostas de políticas públicas e eleger entidades que irão compor o assento no CMS, além da apresentação dos candidatos a delegados.
O que é um delegado?
A importância do delegado está nas interfaces de comunicação e de decisão. Seu dever é levar as propostas eleitas nas Pré-Conferências a serem avaliadas na 7ª Conferência Municipal de Saúde. O produto final da votação das propostas na etapa municipal será levado, através dos delegados eleitos, para a 7ª Conferência. Estadual de Saúde. Trata-se de uma pessoa que, independentemente de suas posições, passará a defender as deliberações do coletivo que o elegeu.