Gil Cutrim é aclamado novo presidente da FAMEM



O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), foi eleito, nesta quarta-feira (20), como novo presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) para o biênio 2013/14, com 178 votos dos prefeitos maranhenses. Houve ainda 4 votos em branco e 2 nulos.
184 prefeitos compareceram à sede da entidade para consagrar a chapa única "Futuro em Foco", que reúne gestores, entre eleitos e reeleitos, de todas as regiões do Maranhão e, de acordo com o próprio Cutrim, foi construída a partir de um sentimento que une todos os gestores municipais maranhenses.

Após o anúncio do resultado da eleição, o presidente eleito da FAMEM, prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, afirmou que "não apenas os membros da diretoria eleita mas todos os prefeitos vão fazer uma gestão participativa e descentralizada. O que nós queremos é o fortalecimento do municipalismo junto ao governo federal e às instituições bancárias para melhorar a qualidade de vida do nosso povo, que é o que a gente mais quer neste momento."
O novo comandante da Federação era vice-presidente no biênio passado. Ele atribuiu a grande participação de prefeitos no ato ao empenho de toda a chapa em divulgar as propostas.
"Essa participação maciça dos nossos colegas prefeitos é o resultado de praticamente dois meses inteiros de um trabalho de levar nossa candidatura a todo o Maranhão. Mesmo sabendo que teríamos candidatura única, visitamos os municípios e ouvimos dos prefeitos suas principais reivindicações. Montamos um planejamento estratégico, baseado em ações concretas, que iremos executar neste biênio", destacou Cutrim, ainda pela manhã.

Presente à solenidade logo nas primeiras horas do dia, o prefeito de São Luís e presidente de honra da Famem, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), disse confiar que os bons resultados da administração Gil Cutrim serão levados para a gestão da entidade representativa dos prefeitos.
"É muito importante estar aqui na Famem participando da eleição do prefeito Gil Cutrim, um jovem que tem demonstrado muita competência na administração de São José de Ribamar e, sem dúvida, fará um grande trabalho à frente da Famem. Ele tem uma responsabilidade muito grande, que é representar todos os municípios e principalmente articular em Brasília", disse.
O prefeito da capital ressaltou que a principal missão da nova gestão da Famem será a discussão de saídas para os problemas financeiros por que passam todos os municípios do Maranhão.
"Sabemos que os municípios em todo o país passam por muitas dificuldades e nós precisamos estar integrados com a Famem para poder discutir sempre. E o Gil vai à frente liderar todo esse processo", completou.

Propostas
Dentre as principais propostas da chapa "Futuro em Foco", Gil Cutrim destaca: levar a FAMEM, através de um projeto itinerante, para todas as regiões do Maranhão, fortalecendo, desta forma, o municipalismo no Estado; aproximar, ainda mais, as gestões municipais dos órgãos de controle externo, pondo fim ao estigma de que "estes órgãos apenas servem para punir" e defendendo a ideia de que tais órgãos podem, e devem, auxiliar os prefeitos na execução de administrações organizadas e transparentes; construção da sede própria da Federação; fortalecimento da unidade da FAMEM em Brasília como forma de prestar um serviço de melhor qualidade aos prefeitos; realização de seminários técnicos com o objetivo de orientar os gestores a promoverem administrações descentralizadas e totalmente voltadas para os anseios populares; implantação, na região Tocantina, de um núcleo da Federação; lutar, junto ao Governo Federal, para que os municípios maranhenses não continuem sendo penalizados com a diminuição de recursos oriundos de repasses do FPM e Fundeb; formalizar parcerias com os Governos do Estado e Federal no sentido de promover políticas públicas eficientes e necessárias em todos os municípios maranhenses; diálogo permanente com a classe política, em especial a bancada maranhense em Brasília, para que os interesses dos municípios maranhenses sejam atendidos junto ao Governo Federal; implantar setor de programas e projetos tendo como objetivos a elaboração, acompanhamento e prestação de contas; desburocratizar o atendimento das prefeituras junto a Receita Federal, com horário diferenciado para o atendimento das mesmas; criar um núcleo que auxilie prefeitos na revisão e negociação das dívidas do INSS e dos precatórios; implantar um setor de auditoria que auxiliará os municípios na área contábil e tributária; reativar e fortalecer as Associações Regionais.

Famem