Governo oferece sessões de hemodiálise a pacientes do Hospital Regional de Balsas

O Hospital Regional de Balsas, unidade que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início nesta semana à assistência em hemodiálise aos pacientes internados em leitos de UTI, entre eles os diagnosticados com a Covid-19. Dispondo de duas máquinas portáteis, a intenção é garantir o início da oferta do serviço que será continuado pelo futuro Centro de Hemodiálise, que se encontra em obras.

“É com grande felicidade que anunciamos os primeiros atendimentos de hemodiálise no Hospital Regional de Balsas. As duas máquinas garantirão que os pacientes não precisem ser realocados para outras unidades, oferecendo mais segurança. Além disso, as obras do futuro centro, anexo à unidade, seguem aceleradas e depois de prontas irão proporcionar esperança e comodidade para toda a região”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

As máquinas utilizadas visam atender à necessidade de diálise dos pacientes que se encontram em leitos de UTI, tanto os diagnosticados com Covid-19, como os com outras comorbidades. Até o momento, duas pessoas já foram beneficiadas pelo serviço de terapia renal substitutiva, ambos com teste positivo para coronavírus.

Para fazer uso das máquinas, o indivíduo precisa estar internado em um leito de UTI no Hospital Regional de Balsas via sistema de regulação. Para dar apoio ao serviço, uma equipe multiprofissional foi montada, composta por um médico e uma enfermeira plantonista, além de três técnicos, todos com experiência em suporte de nefrologia.

Segundo o diretor geral da unidade de Balsas, Eliabe Wanderley de Aguiar, a oferta da assistência renal impactará positivamente na região. “Com o suporte em diálise, muitos pacientes dos 13 municípios da regional serão beneficiados, sem falar na resolutividade dos serviços de média e alta complexidade. Dessa forma, Balsas será um grande centro de saúde”, pontuou Eliabe.