O real sentido da Páscoa Cristã - Pastor Nilson Sousa / Assembléia de Deus em Turilândia

A páscoa este ano será comemorada no dia 21 de Abril. Nesta época do ano, é impossível entrar nos supermercados s e não ser “tentado” a comprar pelo menos um ovo de páscoa. O difícil é escolher entre tantos sabores, marcas, cores e tantas outras opções. Mas essa data não se resume em compra e venda de chocolates, afinal qual o significado da páscoa? O AÇÃO TURILÂNDIA ouviu membros de algumas igrejas sobre qual o real sentido da Páscoa para eles.



Pastor Nilson Sousa
Nestes dias modernos, muitas tradições boas entre os cristãos estão sendo mudadas e seus sentidos originais não estão sendo observados, entre elas está a Páscoa. E quando falamos de mudanças nas tradições religiosas, queremos dizer do verdadeiro sentido da páscoa. A palavra páscoa vem de um termo hebraico “PESAH”, que significa: “Salto, Movimento”. Isso quer dizer que essa festa judaica teve um grande movimento ao ser instituída por Deus.  Quando lemos o Pentateuco (os cinco primeiros livros da Bíblia) sobre esse assunto, podemos observar que a páscoa era algo que significava um ritual da primeira festa do Antigo Tarde, Êx 12. 11,27,43,48, ou seja, a páscoa judaica celebrava o salto de liberdade que aquele povo tinha dado ao sair da terra do Egito. Mas também aprendemos lendo o Pentateuco que nesse ritual era necessário o sacrifico de um animal sem defeito, Êx 12.21,ele simbolizava um outro cordeiro que também um dia seria sacrificado pela humanidade. O sangue daquele animal foi colocado nos umbrais das casas dos judeus para livrar que os primogênitos fossem mortos pelo anjo da morte. Diante dessas informações chegamos nos evangelhos .
Quando lemos os evangelhos, ficamos sabendo que Jesus foi levado para morrer em uma cruz para resgatar o homem da morte eterna. O interessante é que a história conta que, foi o próprio povo que pediu a sua crucificação, assim como aquele animal não podia fazer nenhuma objeção em relação a sua morte, da mesma forma Jesus também não o fez. 
Podemos então dizer de forma bem resumida que, a páscoa para o cristão não tem nenhuma relação com ovos de chocolate e muito menos com algum coelho. A páscoa só tem sentido para o cristão quando ela celebra a morte e ressurreição de Cristo. 
Que nessa data especial, possamos meditar em tudo que Jesus fez por nós naquela cruz. Tenhamos pois um coração alegre por tão grande feito  em nosso favor, e louvemos a Deus de coração por  algo tão magnífico.
A todos, muita Paz em Cristo e Feliz páscoa!
x
x