Em
Santa Helena, além da emissão da Carteira de Identidade (RG) e alistamento
Militar, agora os moradores podem também solicitar a emissão da Carteira de
Trabalho(CTPS). O serviço foi implantado através de um convênio firmado
entre a Prefeitura Municipal e Superintendência do Trabalho do Maranhão /
Ministério do Trabalho e Emprego.
A
Carteira de Trabalho (CTPS) é documento obrigatório para quem está em busca de
uma oportunidade de emprego no mercado de trabalho formal e para todos os
demais trabalhadores com contratos regidos pela CLT – Consolidação das Leis do
Trabalho, inclusive os domésticos e temporários. Além, de possibilitar o
registro e a documentação de toda a vida profissional do trabalhador, a Carteira
serve para comprovar alguns dos principais direitos trabalhistas, como o
seguro-desemprego, FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e benefícios
previdenciários.
O prefeito Zezildo Almeida,
destacou a importância do serviço com o objetivo de agilizar o dia a dia dos
moradores do Município que estão em busca de uma oportunidade no mercado de
trabalho e muitas vezes se encontram em dificuldades para se locomover até
outro município a fim de conseguir o documento.
A moradora de Santa Helena, Marilyn Menezes, 55 anos, exibindo satisfeita a primeira via de sua Carteira de Trabalho, declara:. “ Economizei tempo e
dinheiro. O atendimento aqui é rápido e educado.”
O
Coordenador do Centro Administrativo, Alcides Dias, frisou a importância da prestação deste serviço pela
administração municipal, oferecendo a oportunidade dos moradores ao acesso à
carteira de trabalho dentro do próprio Município, não havendo, portanto, a
necessidade de se deslocar para outras cidades. Acrescentou ainda, que em média
400 carteiras são emitidas mensalmente através do serviço gratuito oferecido
pela prefeitura.
Alcides Dias destaca ainda, o
serviço de alistamento militar que atende em média 120 jovens por mês, além do
serviço de Emissão de RG, que atende em média 180 pessoas mensalmente.
A moradora de Turilândia, Raimunda Nogueira, 68 anos, acompanhada
da filha Laura Nogueira, procurou anteriormente o Centro de Identificação para
informações sobre a retirada da 2ª via do RG. “Assim que soube como funcionava,
preparei meus documentos e aqui estou para tirar meu documento”, finalizou a
senhora Raimunda.
Em Santa Helena, para obter a carteira de
trabalho (CTPS), basta dirigir-se ao Centro Administrativo, localizado em
frente à Praça da Bandeira, de segunda a sexta das 08 às 14 hs, munido com
documentos pessoais e comprovante de endereço. Após o cadastro das informações do
cidadão, as carteiras poderão ser retiradas em no máximo 30 dias, no próprio
Centro Administrativo.