V Encontro da UNCME Regional Pinheiro



O Conselho Municipal de Educação de Turilândia sediou hoje o V Encontro da UNCME Regional de Pinheiro, onde reuniu diversos conselheiros municipais, e representantes dos municípios de Santa Helena, Apicum-Açu, Mirinzal, Turiaçu entre outros.
O evento teve o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o preenchimento de documentos para regularização de escolas municipais junto aos órgãos estaduais e federais, a fim de informação, validação e recebimento de verbas para o desenvolvimento do ano letivo, além de incentivar e orientar a criação e a organização dos novos Conselhos Municipais de Educação, como uma das estratégias fundamentais para a organização dos Sistemas Municipais de Ensino.

Os encontros de Conselheiros municipais promovem a união e estimula a cooperação entre os Conselhos Municipais de Educação, além de articular-se com órgãos públicos e privados tendo em vista o alcance dos objetivos educacionais.

De acordo com integrantes dos Conselhos Municipais, um dos objetivos do encontro é identificar como o poder público e a sociedade civil podem trabalhar em conjunto, através do serviço do Conselho Municipal que busca ao lado da sociedade, o correto funcionamento das entidades.

Sobre o CME Turilândia

O Conselho Municipal de Educação-CME, legalmente instituído em 2015, com respaldo na Lei N° 169/2011.
O CME de Turilândia compõe-se de dezoito membros, sendo 09 titulares e 09 suplentes, representando os diversos seguimentos da sociedade civil, do poder
Público e da comunidade escolar, eleitos pelos seus seguimentos, nomeados e
Empossados pelo Chefe do Poder Executivo Municipal, distribuídos em duas comissões: Comissão de Legislação e Normas e Comissão de Inspeção e Documentação Escolar.

O Conselho Municipal de Educação de Turilândia é formado pelas seguintes representatividades:

·        Representantes da Secretaria Municipal de Educação;

Representantes dos Diretores das instituições Educacionais Públicas Municipais;

Representantes dos Professores da Rede Pública Municipal de Ensino;

Representantes doe Estudantes das Instituições Educacionais Públicas Municipal.

Representantes dos Supervisores Educacionais;

Representantes dos Trabalhadores da Educação Pública;

Representantes dos Pais de Alunos das instituições Educacionais Públicas Municipais;

Representantes do Conselho Tutelar;

Representantes do Poder Legislativo.