Governo articula instalação de empresa produtora de tomates no Maranhão

Secretário Márcio Honaiser em reunião com representantes do Grupo Plantec (2)
Uma das hortifrutis mais consumidas pelos maranhenses, o tomate que está hoje disponível nos supermercados vem, em sua maior parte, de outros estados. 

Na busca pela diminuição das importações de alimentos, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), vem trabalhando para a retomada da produção desse e de outros itens e está articulando com o Grupo Plantec, especializado em atividades de produção, beneficiamento e comercialização de tomates, a instalação de uma unidade de produção no estado.


Representantes do Grupo Plantec e técnicos da Sagrima em visitas técnicas no interior do estado
Representantes da empresa, que tem sede no Espírito Santo, visitaram diversos municípios, como Fortaleza dos Nogueiras, Nova Colinas e Sucupira do Norte, acompanhados de técnicos da Sagrima, na segunda quinzena de maio, para conhecer melhor as potencialidades do estado e avaliar as condições edafoclimáticas para o cultivo do tomate. A equipe se revelou surpresa com as capacidades do estado. 

“A impressão que tivemos do Maranhão é totalmente diferente do que se ouvia falar. A gente chegou aqui e viu um estado produtivo, com muita potencialidade de expansão, muita água, solo bom, pessoas trabalhando. Estamos com uma expectativa muito boa e surpresos com as vantagens daqui”, disse Alexander Ramalho, um dos representantes da empresa.

A empresa pretende, durante o segundo semestre de 2016, testar 10 variedades de tomate em solo maranhense, para escolher a que será cultivada

Fonte: Sagrima Texto: Izabel Almeida