Maranhão terá a sua primeira Escola de Pesca, afirmou Bira

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) anunciou, na tarde desta segunda-feira (25), que o Maranhão vai ganhar a sua primeira Escola de Pesca, mais uma Unidade Vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA). A Escola, resultado de uma parceria entre Estado e União, funcionará no Sítio Tamancão, na capital maranhense.
“É uma ruína, que será recuperada. Um investimento de R$ 3 milhões em recurso federal e estadual, que vem como uma conquista muito grande para a população de São Luís e para a população do Maranhão porque formará técnicos na área da piscicultura” afirmou.
O IEMA é uma rede de educação técnica profissional composta por Unidades Plenas, com ensino médio técnico em tempo integral, e Unidades Vocacionais, com cursos técnicos, espaço para pesquisa e qualificação voltada para determinados arranjos produtivos. Bira explicou que a Escola de Pesca seguirá este segundo modelo de educação com vistas na região litoral do estado, sobretudo, da Ilha de São Luís, que é, segundo o parlamentar, vocacionada para a pesca.
“Nós vivemos numa Ilha. O Maranhão tem o segundo maior litoral do Brasil e nós precisamos investir mais na qualificação de pessoas voltada para a área de pesca, tendo em vista que é uma atividade econômica tão importante para todos nós”, defendeu o socialista.
A licitação para recuperação da ruína já foi concluída, a empresa escolhida e, agora, entra na fase da execução da obra. A estimativa é que a seja concluída em aproximadamente 1 ano e 6 meses e a inauguração até 2018.
A recuperação da ruína cria mais um espaço dentro da Ilha, que será um instrumento para desenvolvimento e popularização do conhecimento e da ciência, mas que servirá também, segundo o socialista, como um espaço turístico e  cultural. Bira parabenizou o atual secretário da Ciência e Tecnologia, Jhonatan Almada, e o governador do Estado, “certamente mais um legado do governador Flávio Dino que está empenhado em criar as condições de desenvolvimento para o Estado do Maranhão”.

Assecom/ Dep. Bira do Pindaré