Bira chama artigo de Sarney de afronta à população do Maranhão


O deputado Bira do Pindaré criticou duramente, ontem, o artigo do senador José Sarney publicado na edição de domingo (27) do Jornal O Estado do Maranhão.

No artigo – “Números jamais deixam de mentir” –, Sarney afirma que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado não avalia o desenvolvimento social da população. O senador coloca em dúvida a idoneidade do IBGE, que é um dos órgãos que fazem a avaliação. “Vejam como as coisas se distorcem. Antigamente tinha um provérbio: ‘Os números não mentem jamais’; agora, cuidado, os números mentem sempre de acordo com a vontade do freguês”, escreveu o ex-presidente do Senado.
“Ele acha que o único dado do IBGE que serve é do PIB, mas os dados do Desenvolvimento Social não servem para nada. Aí ele critica o IDH, critica todos os indicadores sociais tentando esconder o sol com a peneira, tentando escamotear a realidade existente no Maranhão”, criticou Bira.
Para o parlamentar, o texto do senador Sarney “é um acinte, uma afronta à população do Maranhão, que sabe a realidade que vive, e sabe as dificuldades”. Bira lembrou que a maioria da população do estado não tem sequer banheiro. “Não há saneamento básico, as praias de São Luís estão todas poluídas e 20% dos maranhenses são analfabetos”, ressaltou.
O parlamentar também afirmou que o senador é quem deveria pedir perdão a Deus pelo descabimento total do artigo e por “seus atos de malvadeza que levaram o Maranhão a ser o estado com a maior quantidade de miseráveis e analfabetos do Brasil”. E concluiu: “Então, querem enganar a quem? Querem esconder de quem essa realidade lamentável que existe no Maranhão? Eu realmente não sei onde o presidente, o senador José Sarney estava com a cabeça”.
Jornal Pequeno