Agência internacional diz que Maranhão é pobre e dependente do governo federal

A agência de classificação de riscos Moody´s Investors Service fez uma avaliação da situação financeira do Maranhão. Segundo a agência,  o estado deve emitir um bilhão em dívidas por ano durante os  próximos quatro anos .

Em relatório apresentado a investidores de todo o mundo na última terça-feira (4), a Moody’s declarou que o Maranhão  tem uma população de aproximadamente 6,8 milhões de habitantes e é um dos Estados mais pobres do Brasil,  contribuindo com apenas 1% do PIB nacional. Segundo o relatório “as receitas próprias representam aproximadamente 42% das receitas operacionais, um nível baixo em comparação com os outros Estados brasileiros classificados”.
A Standard & Poor´s chama a atenção para as baixas receitas próprias, que são apenas parcialmente amenizadas pelos importantes repasses recebidos do governo federal, responsável por 58% da receita total do estado.

Outra avaliação negativa feita plea agência é  o desalinhamento entre crescimento das receitas e das despesas, o  que prejudica a capacidade do Estado de cobrir as despesas de capital sem incorrer em dívida adicional.

Fonte: Maranhão da gente