Secretaria de Saúde de Turilândia é beneficiada com microscópio após cumprimento de metas



O município de Turilândia foi beneficiado com um microscópio novo para o diagnóstico da malária após o cumprimento de metas de combate e controle e por ser um município endêmico para esta doença.

Na manhã de hoje, a secretária de saúde, Cláudia Pinheiro, entregou nas mãos do supervisor de vigilância epidemiológica, José Reinaldo, o equipamento recebido pelo estado, onde o mesmo, disse estar muito satisfeito com o equipamento por ser de excelente qualidade, o que vai ajudar muito durante os trabalhos de combate à endemias.
O supervisor José Reinaldo Sampaio explicou ainda que, apesar de Turilândia estar entre os 20 municípios mais endêmicos do Maranhão, a malária está sob controle, com apenas 2 casos no ano passado e nenhum caso de malária gerado dentro do município, apenas trazida de fora, de áreas de garimpo, como exemplo a Guiana Francesa que tem apresentado casos frequentes.
O combate a malária, que é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles tem seguido programações específicas e tem mostrado resultado positivo.
Na ocasião, José Reinaldo aproveitou ainda para pontuar sobre a dengue, que apesar de não haver caso hoje da doença no município, existe o registro do Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor da dengue, chamando a atenção da população para cuidados essenciais para impedir a proliferação do mosquito.