Atleta apoiada pelo Governo do Maranhão conquista título na Copa São Paulo de Judô

Equipe maranhense da Copa São Paulo de Judô com Flávio Dino (Foto: Divulgação)

O Maranhão teve uma boa participação na Copa São Paulo de Judô, realizada em São Bernardo do Campo, São Paulo, no último fim de semana. A judoca, Maria Luiza Birino, apoiada pelo Governo do Maranhão, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, conquistou o título na classe sub-15, levando o bronze no feminino, na categoria superpesado.  A atleta integra o Projeto Social Ações Esportivas Fórum Jaracaty.
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, parabenizou a equipe pelo nível de representatividade na competição nacional. “O Governo vem desenvolvendo ações para incentivar a prática de diversas modalidades esportivas, garantindo a participação dos nossos atletas em competições nacionais e internacionais. Estou muito feliz pelo desempenho, o que resultou na garantia de medalha”.
A Copa reuniu mais de 2.800 judocas. É considerada como maior evento interclube da América Latina. Os atletas do masculino e feminino disputaram em duas categorias: a Divisão Especial: sub-15, sub-18, sub-21 e na Divisão Aspirante: sub-11 e sub-13.
A novidade deste ano é que a competição contou pontos para o Ranking Nacional. Os campeões do Ranking Nacional, ou seja, aqueles que terminaram a temporada liderando suas categorias em 2019 serão convocados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
A competidora, Maria Luiza Birino, de 13 anos, que levou o bronze no feminino, na categoria superpesado, faz parte do projeto Ações Esportivas Fórum Jaracaty, que é patrocinado via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
O Fórum de Desenvolvimento Local Sustentável do Jaracaty é uma instituição sem fins lucrativos, criada para proporcionar melhoria da comunidade do bairro Vila Jaracaty, com ações de inclusão social de crianças e adolescentes em um espaço de esporte e lazer e de capacitação profissional para as famílias. O projeto, que funciona há dez anos, reúne 250 alunos de 04 e 18 anos, de ambos os sexos que, para participarem, precisam estar regularmente cursando o ano letivo escolar.


Judoca maranhense Maria Luiza Birino ganhou medalha na
Copa São Paulo de Judô (Foto: Divulgação)
Quem também garantiu uma medalha na competição foi o judoca Antônio Eduardo, de 12 anos, que conquistou o ouro no masculino na categoria menos 44kg. Na semifinal, ele enfrentou um atleta que possuía o mesmo estilo de luta que ele. No ano de 2018, o atleta ganhou medalha de bronze durante a Copa São Paulo de Judô, perdendo na semifinal.
“Durante a competição tive algumas dificuldades, enfrentei judocas maiores e com o mesmo estilo que eu, mas me mantive focado, o resultado foi fruto dos meus treinamentos. Tenho que agradecer aos meus pais, ao meu técnico e colegas, pois sem eles eu não teria conquistado a vitória, e não é nada fácil seguir esse caminho sozinho”, disse o judoca Antônio Eduardo.
Para o presidente da Federação Maranhense de Judô, Rodolfo Leite, a Copa São Paulo de Judô foi de altíssimo nível e todo trabalho e esforço dedicado a essas competições é válido para melhorar o desempenho dos atletas maranhenses. “Parabenizo os judocas Antônio Eduardo e a Maria Luiza pelas brilhantes apresentações e vitórias. Experiências como essas valorizam os nossos atletas e profissionais maranhenses, além de melhorar o desempenho dos atletas em competições de alto nível”.