Candidatos ao Senado no Maranhão nas eleições 2018: veja a lista




Em 2018, os eleitores do Maranhão vão poder escolher dois senadores. Veja a lista dos candidatos confirmados em convenção, em ordem alfabética.  Nomes foram definidos em convenções. Registro das candidaturas deve ser feito até o dia 15.



Alexandre Almeida (PSDB)


Alexandre Almeida concorre ao cargo de senador pelo PSDB (Foto: Agência Assembleia)
Alexandre Almeida é deputado estadual e foi indicado pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) ao senado. Esta é a primeira vez que ele concorre ao cargo. Nascido em Brasília, Alexandre Almeida tem 35 anos é formado em direito.

Iniciou sua carreira política em 2005, quando foi eleito vereador no município de Timon. Em 2010 foi eleito pela primeira vez como deputado estadual. 



Edison Lobão (MDB)


Edison Lobão concorre ao Senado pelo MDB (Foto: Reprodução/GloboNews) 

Edison Lobão é senador e foi indicado pelo partido Movimento Democrático Brasileira (MDB) para a reeleição ao cargo. Nascido em 1931 em Mirador, Edison Lobão é formado em direito, mas atuou por muitos anos como jornalista em Brasília.
O político foi eleito deputado federal em 1978 e foi reeleito em 1982. Em 90, ele foi eleito governador do Maranhão, cargo onde permaneceu até 1994. Lobão foi eleito senador pela primeira vez em 1986 e foi reeleito em 94, 2002 e 2010. Em 2008 ele foi nomeado ministro de Minas e Energia e permaneceu no cargo até 2014. Atualmente ele é presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) no Senado. É casado com a ex-deputada federal Nice Lobão com quem tem três filhos.


Eliziane Gama (PPS)

Eliziane Gama concorre ao Senado pelo PPS 
(Foto: Arquivo pessoal)
Elizane Gama é deputada federal é candidata pelo Partido Popular Socialista (PPS) ao senado. Esta é a primeira vez que ela concorre ao cargo. Nascida no município de Araguanã no Tocantins, Elizane Gama tem 41 anos e é formada em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (MA).
Foi eleita deputada estadual em 2006 e reeleita em 2010. Em 2012, foi candidata pela primeira vez à prefeitura de São Luís, não se elegendo. Nas eleições de 2014, Elizane Gama foi eleita a única mulher deputada federal do estado.

Iêgo Brunno (PCB)
Iêgo Brunno concorre a uma cadeira no Senado pelo PCB (Foto: Reprodução / TV Mirante)
O economista Iêgo Brunno é candidato pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) ao senado. Graduado em economia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Iêgo Brunno tem 35 anos e é servidor público do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA). Esta é a primeira vez que ele concorre a um cargo no Senado Federal.




José Reinaldo Tavares (PSDB)
José Reinaldo Tavares é do PSDB e também disputa uma vaga ao Senado (Foto: Agência Câmara)
José Reinaldo Tavares é candidato pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Ele tem 79 anos, nasceu em São Luís, e concorre ao cargo de senador pela segunda vez.
A primeira vez que concorreu ao Senado Federal foi em 2010, quando era filiado ao PSB. À época, ficou em terceiro com 13,99% dos votos. Formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Ceará, já assumiu os cargos de ministro dos Transportes (1986 a 1990), de deputado federal (1990 a 1994), secretário de Infraestrutura do Maranhão, vice-governador do Maranhão (1995-1998) e governador do Maranhão (2002 a 2006). Atualmente, exerce pela segunda vez o mandato de deputado federal pelo Maranhão.

Preta Lú (PSTU)
Preta Lú está na disputa por uma vaga ao Senado pelo PSTU 
(Foto: Reprodução / TV Mirante)
Preta Lú é a candidata do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) para concorrer uma das duas vagas ao senado pelo Maranhão. Esta é a primeira vez que ela concorre ao cargo. Nascida em 1981 em São Luís, a rapper tem 35 anos e já foi candidata a vereadora em 2016, não conseguindo ser eleita.



Samuel Campelo (PRTB)
Samuel Campelo disputa uma vaga para o Senado pelo PRTB 
(Foto: Reprodução / TV Mirante)
Samuel Campelo é candidato pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). A experiência política anterior foi na cidade de Itapecuru-Mirim, onde exerceu o mandato de vereador por duas vezes.






Sarney Filho (PV)
Sarney Filho concorre ao Senado pelo Partido Verde (Foto: O Estado/Arquivo)
José Sarney Filho é candiato pelo Partido Verde (PV), nasceu em São Luís e tem 61 anos. O deputado é filiado ao PV desde 2005. Está em curso o seu nono mandato consecutivo de deputado federal pelo Maranhão. Mas já foi também deputado estadual (1979 a 1983). Foi ministro do Meio Ambiente por duas vezes. A primeira foi de 1999 a 2002, e a segunda de 2016 a 2018. Foi também secretário para Assuntos Políticos do Estado do Maranhão entre 1988 e 1990.





Saulo Arcangeli (PSTU) 

Saulo Arcangeli tem 47 anos e é professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Já foi candidato ao governo do Estado em 2010. e candidato a vereador e prefeito de São Luis, mas não se elegendo em nenhuma das oportunidade.







Saulo Pinto (PSOL)
Saulo Pinto é candidato ao Senado pelo PSOL (Foto: Reprodução / TV Mirante)
Saulo Pinto Silva é candidato pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Ele economista formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atua também como professor na própria UFMA lecionando sobre economia política. Já esteve no quadro de profissionais também do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) com trabalho desenvolvido sempre na área da economia



Weverton Rocha (PDT)
Weverton Rocha é candidato ao Senado pelo PDT 
(Foto: Arquivo pessoal)
Weverton Rocha Marques de Sousa é candidato pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Natural de Imperatriz, tem 38 anos e está como deputado federal pelo Maranhão pelo segundo mandato.
Em 2007, assumiu o cargo de secretário estadual de Esporte e Lazer do Maranhão e ficou até 2009. Neste ano, trabalhou ainda no Ministério do Trabalho e Emprego como assessor. Em 2010 concorreu a eleição para o cargo de deputado federal e ficou como suplente. Em 2011, assumiu a cadeira na Câmara Federal como suplente e em 2012 de forma definitiva, após a eleição de Edivaldo Holanda Júnior para prefeito de São Luís. Na eleição seguinte, de 2014, conseguiu a reeleição para deputado federal..

Fonte: G1 Ma