Vacinação Antirábica em Turilândia

Agentes de Endemias estão percorrendo o município vacinando animais contra a raiva.
Está acontecendo em Turilândia a Campanha de Vacinação Antirrábica, para cães e gatos. A Prefeitura Municipal, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em parceria com o Ministério da Saúde, realiza mais uma ação de imunização e prevenção contra a Raiva Animal. A meta para o ano de 2017 no município é imunizar 3.500 animais.

A Campanha que será realizada até o dia 19 desse mês, tem por objetivo estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina.
Para o desenvolvimento da campanha, os agentes de endemias de Turilândia, estão percorrendo todo o município (Rural e Urbana), vacinando todos os animais de cada residência gratuitamente.

A raiva é uma doença que acomete mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens, portanto, é uma zoonose. A transmissão da raiva se dá pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva, através de lesão da pele do novo hospedeiro. Este vírus pode inoculado por arranhadura, mordida ou lambida do animal doente. Característica da própria doença é o aumento da agressividade do doente, o que facilita o ataque do doente a um novo animal ou ao homem.
É uma doença terrível, que pode levar a óbito se não atendida a tempo, sendo a melhor forma de se proteger contra a doença é vacinando os animais. Além da imunização, outras dicas de prevenção da doença são: evitar deixar o animal solto nas ruas; ao passear com seu bicho de estimação, leve-o sempre na coleira; nunca separe briga de animais; cuidados ao pegar bichos machucados; não alimente e evite contato com animais desconhecidos.


Dia Mundial da Raiva

No dia 28 de setembro, comemora-se o “Dia Mundial da Raiva”, que tem por objetivo o de aumentar a conscientização de toda população, além também de fortalecer a prevenção, controle e o surgimento de casos de raiva.