Governo do Estado retoma obras de recuperação do Sistema de Abastecimento de Água de Pinheiro



Na manhã desta segunda-feira (5), o Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), assinou ordem de reinício das obras de Recuperação Integral do Sistema de Abastecimento de Água de Pinheiro. Estavam presentes no ato o Secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry; o presidente da Caema, Davi Telles; o deputado estadual Othelino Neto; o deputado estadual Waldir Maranhão; o prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio; representantes da câmara municipal de Pinheiro, secretários municipais e a comunidade.
As obras compreendem a substituição de dois conjuntos moto-bomba com vazão de 400 m³/h, por dois novos com vazão de 500 m³/h; a construção de Estação de Tratamento de Água; a substituição da adutora existente, de ferro fundido, por uma em PVC-DN300, com 2.390 metros; a construção de reservatórios apoiados e elevados; a construção de casas de bombas e estação elevatória de água tratada; a construção de Adutora de água Tratada; implantação de 15.560 metros de rede de distribuição de água com diâmetro variando de DN50 a DN300, no setor 1 - mesma metragem será implantada no setor 2; e a Execução de 3.715 novas ligações domiciliares.

O investimento total é de aproximadamente R$10 milhões, que beneficiarão 20 mil pessoas em 4 mil domicílios. Segundo o presidente da Caema, a obra representa grande melhoria no abastecimento local. “Vamos fazer chegar água em 4 mil novos lares. 20 mil pessoas receberão água em suas torneiras, mudando a realidade de hoje. O que estamos fazendo aqui é investimento em saúde e trazendo dignidade ao povo desta cidade”, disse.

"A retomada da obra da Caema, do Governo do Maranhão, hoje em Pinheiro, é de uma importância imensa para a saúde pública, na medida que assegurará o abastecimento de água para cerca de 20 mil pessoas na cidade. Um investimento de R$ 10 mi, com geração de emprego no local, mas sobretudo com essa resultante: fazer com que tenha água na torneira para 20 mil habitantes de Pinheiro. Um antigo desejo da cidade que vai ter esse problema de água na área urbana completamente resolvida com esta importante obra do Governo do Maranhão, através da Caema", destacou o secretário Márcio Jerry.

José Domingos Furtado, morador de Mucurana, diz que seus familiares moram na sede do município e que sofriam com a falta d’água. “Quando venho para a casa dos meus familiares, nunca tem água. A gente não consegue tomar um banho. Acho muito importante essa ação, que vai trazer água pra gente”, disse.

O deputado Waldir Maranhão também destacou a importância da melhoria do Sistema de Abastecimento de Água para a região. “A retomada desta obra tem tudo a ver com saúde pública, gera oportunidade e emprego e água potável para todos. O Governo está de parabéns ao retomar esta obra, valorizando centavo por centavo os recursos públicos”, enfatizou.

O prefeito Luciano Genésio destacou os diálogos que foram feitos com o Governo do Estado e a Caema para a retomada da obra. “É uma obra que vai atingir 4 mil domicílios, dobrando a vazão de água na cidade, ou seja, vamos ter água em nossas torneiras. Vamos gerar renda, empregos. Uma grande parceria do município com o Governo, com prioridade no povo”, finalizou.