Turilândia completa 21 anos

Turilândia hoje, dia 10 de novembro, completa 21 anos de emancipação política. Outrora fomos Pilões, nossos avôs, tias, mães, pais e familiares viveram em município Turiense, até que no dia 10 de Novembro de 1994, o  município de Turilândia foi criado pela lei estadual nº 6183. A partir daquele instante, fomos desmembrados, tivemos a oportunidade de  criar a nossa própria história.

Muitas famílias de longe vieram trazendo para nós Turilandenses, costumes, cultura e ensinamentos, também muitos daqui partiram para outros ares, esparramando por este mundo a fora a nossa cultura, o nosso amor pelos familiares, nossos costumes maranhenses, nossa luta diária.

Fomos governados durante 8 anos, por Teodoro Gusmão, que deu início a nossa chamada Turilândia, trouxe benefícios, deixou marcas boas, marcas ruins, agradou e desagradou nossos amigos e familiares.  

Em 2005, elegemos Domingos Curió, trouxe modernidade, deixou nossa pequena Turilândia com “cara de cidade”, construiu, deixou história, também deixou marcas boas e ruins na construção do nosso município, agradou e desagradou, e em 2009 conquistou e ganhou o direito de governar por mais 4 anos.  Deixou seu cargo em 2012, apoiando o atual prefeito Alberto Magno, que de agora em diante governaria Turilândia.

Desde 2013, o prefeito Alberto Magno vem escrevendo sua história, deixando também suas impressões, construindo, atrasando obras, agradando e desagradando, correspondendo e frustrando expectativas, até 2016. E depois, quem será o merecedor deste cargo?


Durante esses 21 anos, fomos pisados, fomos beneficiados, fomos louvados, fomos sufocados, houve momentos de repressão, houve momentos de libertação, houve momentos de injustiça e calúnia e houve momentos de glória.

A Democracia nos incentiva e empurra a isso, a conhecer, escolher alguém que nos represente, governando a cidade, escolher nosso legislativo e executivo. E após depositarmos nossos votos, festejamos ou nos entristecemos, mas o que não se pode esquecer, que independente de quem esteja ocupando o cargo de governante, o município continua sendo NOSSO, e cabe a nós aprovar ou desaprovar cada ato ali praticado.

Quando recebemos nosso título de eleitor, não representa apenas mais um documento na bolsa ou  carteira, significa que a partir daquele momento você tem o direito e dever de viver o seu município, de controlar, de cooperar, de cuidar, se envolver e participar da política, de cobrar e exigir que o seu município evolua, que melhore que cresça e corresponda a sua expectativa.


Assim caminhamos, crescemos e evoluímos junto a nossa querida Turilândia, acreditando que todos os dias pode ser uma nova chance, uma nova oportunidade, um novo crescimento, nos enfurecemos, nos acalmamos, nos acolhemos, nos abrimos em busca de algo de melhor para nossa terra. 

Somos assim, somos brasileiros, somos maranhenses e somos Turilandenses.

Parabéns Turilândia, pelos seus 21 anos!