Cyberbullying é crime

Temos acompanhado há algum tempo a evolução da internet, tecnologia que gradativamente vem aproximando pessoas de diferentes e longínquos lugares, cidades e até países.

Aqui no Brasil, com a facilidade da aquisição e uso, a internet está cada dia mais presente entre as famílias. O que de início deveria ser um meio de comunicação no trabalho, tornou-se um meio de comunicação entre todos, desde crianças até idosos.

Com a popularização da internet, surgiu o cyberbullying , que segundo a Wikipédia, é definido como: “Quando a” Internettelefones celulares ou outros dispositivos são utilizados para enviar textos ou imagens com a intenção de ferir ou constranger outra pessoa.

O cyberbullying tem acometido vítimas de todas as idades, causando tragédias e suicídios diariamente. O "cyberbullying" pode ser tão simples como continuar a enviar e-mail para alguém que já disse que não quer mais contato com o remetente, ou então pode incluir também ameaças, comentários sexuais, rótulos pejorativos, discurso de ódio, tornar as vítimas alvo de ridicularizarão em fóruns ou postar declarações falsas com o objetivo de humilhar.

A prática do cyberbullying está além das brincadeiras entre jovens e constituem crimes contra os Direitos Humanos. Geralmente as práticas estão associadas aos crimes de Ameaça (art. 147 do Código Penal); Calúnia (art. 138 do Código Penal); Difamação (art. 139 do Código Penal); Injúria (art. 140 do Código Penal) ou Falsa Identidade (art. 307 do Código Penal).
E você já sofreu cyberbullying? Comente