Outubro Rosa no povoado Lago Bonito em Turilândia


Com o tema “Mulher que se ama se cuida”, a Equipe de saúde (ESF) do Polo Lago Bonito em Turilândia, realizou nesta terça-feira (27), uma ação voltada para as mulheres deste povoado.

A ação faz parte do Movimento Outubro Rosa, abordado em todo o país, que busca conscientizar o público em geral, em especial as mulheres, dos fatores de risco, fatores de proteção e detecção precoces relacionadas ao câncer de mama.


Segundo o enfermeiro Jancy Cleyton, uns dos organizadores da ação, com a colaboração das enfermeiras Liliane e Mayre além das técnicas de enfermagem Isana e Micilene, durante o dia foram realizados 38 coletas de preventivo, 46 testes rápido para detecção de HIV, Sífilis e Hepatite total, vacinação contra o HPV em 25 adolescentes, além de orientações sobre a prevenção do câncer de mama e útero.

A equipe aproveitou a data para fortalecer as abordagens e aumentar os números dos exames de preventivos, tanto para as mulheres do povoado Lago Bonito, como para os povoados do Limoeiro, Acampamento, Cajueiro e Tabuleiro.

O enfermeiro Jancy Cleyton falou com carinho sobre a importância deste movimento e aconselhou as mulheres a estarem sempre atentas ao próprio corpo, já que a grande maioria dos cânceres que atingem as mulheres são “silenciosos”.