EX-PREFEITA HELENA PAVÃO TEM CONTAS APROVADAS PELA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA HELENA

A sessão extraordinária do dia 08 de setembro de 2015 convocada pela Presidente da Câmara Municipal de Vereadores – Rosinelba Pereira Ferreira, foi marcada pela APROVAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2010 da ex-prefeita Helena Maria Lobato Pavão

A prestação de contas da ex-prefeita foi aprovada preliminarmente pelo PARECER PRÉVIO PL – TCE Nº. 35/2015, de 29 de abril de 2015, da relatoria do Conselheiro ÁLVARO CESAR DE FRANÇA FERREIRA. Depois de serem aprovadas no TCE, as contas foram enviadas para a Comissão de Orçamento da Câmara Municipal em critério de análise para emitirem pareceres preliminares e conclusivos para posteriormente serem julgadas por todos os vereadores.

A Comissão de Orçamento é formada pelos vereadores Joades Pinheiro Fróes (Presidente) – Antônio Lourenço de Abreu (Relator) e Luís Antônio Weba Lobato (Membro). O presidente da comissão convidou os demais integrantes da comissão através de Ato de Convocação para analisarem as contas e emitirem os pareceres. O vereador Luís Antônio Weba Lobato (Mourinho) faltou nas duas reuniões da comissão, portanto, os pareceres foram assinados pelos presentes da reunião e enviados à presidente da câmara para serem colocados em votação pelos demais vereadores.

Os vereadores Alcides Silva Neto (Neto Torres), Josecy da Paz Costa Vieira (Kajoca), Antônio Lourenço de Abreu (Capim), Jorge Firmino Pinheiro Silva (Jorge Malhadeira), Rosinelba Pereira Ferreira (Nelba), Joades Pinheiro Fróes, Marcello de Andrade Marques e Luís Antônio Weba Lobato (Mourinho), se fizerem presentes à sessão. O vereador Antônio José da Silva (Zeca do São Pedro) não compareceu e nem justificou sua ausência, e vale ressaltar que é o vereador que mais falta a sessões na Câmara Municipal.

Alguns vereadores da oposição instigaram os vereadores da situação a votar pela aprovação das contas por motivos visíveis, pois, depois de aprovado por técnicos especialistas da área, não havia motivos para reprovarem as contas por motivos políticos. Depois da leitura do parecer conclusivo emitido pela Comissão de Orçamento a presidente colocou a prestação de contas do exercício financeiro de 2010 em discussão e logo após em votação.
Votaram pela REPROVAÇÃO das contas:
Alcides Silva Neto (Neto Torres)
Luís Antônio Weba Lobato (Mourinho).
Votaram pela APROVAÇÃO das contas:
Antônio Lourenço de Abreu (Capim)
Jorge Firmino Pinheiro da Silva (Jorge Malhadeira)
Josecy da Paz Costa de Vieira (Kajoca)
Joades Pinheiro Fróes
Marcello de Andrade Marques.
A presidente Rosinelba Pereira Ferreira (Nelba) só pode votar em caso de empate para desempatar a votação, mas frisou que votaria a favor se fosse preciso.
A grande surpresa foi a votação a favor do vereador Marcello de Andrade Marques que atualmente é do lado político do prefeito Lobato. Durante a sessão, o referido vereador que já chegou atrasado à sessão alegando problemas em seu veículo, saiu por diversas vezes para atender telefonemas, era visível a preocupação do vereador quanto a seu voto, mas optou por aprovar as contas da prefeita mesmo contrariando seu próprio lado político.
Fonte: Blog da Terra Santa