Copa Quilombola – Troféu Negro Cosme será realizada em 12 municípios

O governo do Estado promove a I Copa Quilombola de Futebol do Maranhão, a partir deste sábado (26). Os torneios da copa ocorrem nos municípios de Alcântara, Matinha, Anajatuba, Icatu, Bequimão, Bacurituba, Cajapió, Itapecuru, Santa Rita, Santa Helena, Serrano Do Maranhão, Monção. Com organização da Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir), a copa visa integrar as comunidades quilombolas do Maranhão.
Participam 12 equipes por município, com exceção de Serrano e Icatu, que terão 16 equipes cada uma composta por 18 atletas, com uniformes ofertados pela organização do torneio.
O período de classificação nos municípios começa neste sábado (26) e vai até 14 de novembro. A fase final acontecerá em São Luis de 16 a 20 de novembro. O campeonato tem 168 equipes participantes e serão 287 jogos na fase de classificação e 16 na fase final, totalizando 303. A expectativa é envolver 4.536 atletas e dirigentes.
 Para participar, os atletas devem morar em quilombos das cidades que sediarão o evento. O secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, esclareceu que a Seir está realizando a Copa Quilombola na perspectiva de valorizar e integrar o povo negro das comunidades nos diversos municípios que sediarão o torneio. “O esporte aproxima as pessoas, resgata valores, fortalece vínculos e elevar a auto-estima do povo negro”.
 O assessor institucional da Seir, Alexandre Magno Muniz, disse que o foco é a inclusão e a construção da cidadania por meio do esporte, promovendo valores como a boa convivência, a cooperação, o companheirismo. “O esporte promove a integração social, contribuindo na formação da cidadania e na inclusão social”.
Fonte:SECOM -MA