Dia do Basta em Turilândia e Santa Helena


Manifestantes se reuniram na manhã desta terça-feira (16) para a realização do "Dia do Basta", em Turilândia e Santa Helena. Usando gritos de guerra como "O Povo unido jamais será vencido”, o grupo exigiu do estado ações mais efetivas contra o crescimento da violência, tráfico e roubos, além do aumento do contingente policial e a construção de 2 guaritas de segurança na entrada das cidades de Santa Helena e Turilândia.


O protesto que teve início ás 7 horas da manhã reuniu comerciantes, estudantes, professores, autoridades locais e populares que diariamente tem vivido refém de bandidos e transformaram hoje o seu medo em indignação.

Os manifestantes saíram em caminhada pelas principais avenidas e ruas centrais da cidade. Com faixas e cartazes, eles denunciaram o índice de violência e mortes nos municípios. Diversos pais e mães de família participaram da caminhada carregando em suas mãos cartazes com fotos de filhos mortos e no coração a tristeza da impunidade.
Os comércios locais amanheceram de portas fechadas nas duas cidades e assim prosseguiram até o encerramento da manifestação.

Durante o protesto na exigência de uma resposta imediata do Estado, houve o fechamento da MA 106 desde a entrada da CAEMA em Santa Helena até a saída de Turilândia. A rodovia somente foi liberada após o Major Brandão da Polícia Militar de Pinheiro se dirigir até o local e se pronunciar.

Segundo o Major Brandão, a segurança que é dever do Estado, está precária devido à falta de policiais, viaturas e estrutura para o trabalho, que os impede de exercer um serviço de qualidade. Esclareceu que a quantidade de policiais por habitantes é algo absurdo.
Ainda pediu ajuda da sociedade denunciando e não alimentando o tráfico de drogas, que gera roubos, violência e morte, prometendo mais rigor diariamente na execução de seus serviços neste município.

Para os organizadores do protesto, apesar dos convites, faltou a presença de vereadores e prefeitos para apoiar a causa popular, já que se isentam da responsabilidade por ser dever do estado e esperam que sejam remetidas, com urgência, as informações detalhadas sobre o protesto ao poder público. Avaliaram como apenas o primeiro passo para o objetivo final, que é menos violência e mais paz.
Informaram ainda, caso não haja providências  do Governo estadual até o dia 30 deste mês, haverá outra manifestação com a interdição da ponte Rio Turiaçu novamente