Jornada Pedagógica 2015 em Turilândia

Ação Turilândia-Prefeito Alberto Magno

Sob o tema “Repensando as práticas pedagógicas: Desafios e possibilidades” a jornada pedagógica 2015, em Turilândia teve início na manhã desta terça-feira (21) na Escola Municipal Edmundo Silva. A novidade este ano é a criação do Plano Municipal de Educação, que está sendo discutido com os professores, vereadores e autoridades do município.


O plano é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos. Um Plano Municipal de Educação não é um plano somente da Rede de Ensino do Município, mas um plano de Educação do Município. Assim, o Plano deve estabelecer diretrizes e metas para o ensino médio e para a educação superior no Município, dialogando com os responsáveis por esses níveis de escolarização.

Participaram da abertura, o prefeito Alberto Magno, a secretária de assistência social Dulcilene, o secretário de educação José Ribamar, secretária adjunto de educação Cleudecy Pereira, Perillo (colônia dos pescadores), representantes religiosos, alguns vereadores, além de professores da zona rural e sede, coordenadores e diretores.

Segundo o secretário de educação José Ribamar, este é um importante passo para Turilândia, pois apesar do município já estar sendo administrado pelo 3° prefeito, esta é a primeira vez que será criado o Plano Municipal de educação.

O secretário de educação ainda comparou Turilândia a municípios vizinhos, que segundo ele está muito à frente dos demais, pois começou o ano letivo com escolas pintadas, reparadas, carteiras novas, merenda de boa qualidade, professores com salários, em dia, além da construção de 3 escolas nos interiores e planos para mais escolas.


Para o prefeito Alberto Magno, a Jornada Pedagógica é o momento de valorização do profissional da educação, pois todos poderão ouvir, opinar e ajudar na criação do planejamento das aulas.

O prefeito lembrou que o município deixou de receber benefícios específicos devido a paralisação da obra  na creche na vila Curió deixada inacabada pelo ex gestor Domingos Curió, que teria recebido parte da verba e não deu continuidade e ainda revelou que a construção da escola também abandonada pelo ex gestor, deixada na mesma situação, agora estará sendo construída pelo Estado, não mais como obra da prefeitura, beneficiando assim Turilândia com maiores acomodações para os alunos.   


Os vereadores em rápido discurso, salientaram a importância do trabalho conjunto para a melhoria na educação e pediram mais seriedade no trabalho para colher resultados satisfatórios.


O evento prosseguiu com café da manhã e a palestra Magna: Plano municipal de educação :Desafios e Perspectivas.


A jornada pedagógica que tem como objetivo discutir e avaliar as ações que serão implementadas ao longo do ano letivo em 2015 nas escolas das redes municipais, será encerrada no dia 24/04/2015.