Eu quero Saúde, Segurança e Educação

Após a eleição de prefeitos e vereadores: as promessas estão de volta! Vem aí a eleição 2014

Toda vez que o período eleitoral se aproxima, o cidadão se depara com o repentino interesse da classe política pelas políticas públicas, em especial, as que mais polarizam a atenção dos eleitores mais carentes:  saúde, segurança e educação. 
A mídia e as redes sociais anunciam propostas eleitorais  gratuitas voltados à eleição  a presidentes, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais (ou distritais) que demonstram o repentino interesse dos candidatos por estes temas e a  clara visão que aqueles candidatos têm das necessidades da população, quase que num passe de mágica. É interessante notar que as necessidades da população sempre estiveram ali, como que esquecidas e  jogadas num canto e agora no calor passageiro, como  de micro-ondas,  gerado pelas eleições, tudo volta a ser importante e prioritário.

Participação política do cidadão
A população embora já  seja tarimbada nesse velho truque do vota que  depois eu faço, acaba cedendo ao canto da sereia, não exatamente porque não perceba que aquelas promessas serão novamente uma falácia, mas porque é alimentado pela esperança de que um dia tudo aquilo ocorra de fato. O eleitor precisa estar atento a tudo isso; precisa ter uma presença mais efetiva na vida política do país; precisa se informar nos canais corretos antes de votar, via, por exemplo, as propagandas institucionais do TSE, as redes sociais,  os encontros nas comunidades locais e na troca de ideias entre amigos e parentes e assim, fazer a escolha consciente de seus candidatos. Considero relevante dizer que mesmo pessoas com alto grau de instrução, têm atitudes bem alienantes e  até avestruzescas em relação à importância e às possibilidades da política para a solução de questões e problemas  que instintivamente buscam para sua vida, família, cidade ou país.

Vitória nas eleições: o dia seguinte…
Quando o calor das eleições passar e quando os eleitos estiverem satisfeitos com sua vitória nas urnas e quando tudo voltar ao normal, como deve agir o cidadão que escolheu seus representantes? Deve vigiar, cobrar, acompanhar e propagar nos seus meios de influência ou por e-mails, como tem sido as atitudes e realizações de seus  eleitos (as boas e  as más), pois logo em 2016 teremos outras eleições e o jogo de cena novamente entrará em ação, como em um círculo vicioso.  E  se nós cidadãos não estivermos atentos  nada terá mudado desde as últimas eleições, inclusive as promessas de saúde, segurança e educação de qualidade

Baseado no texto "Eu quero Saúde, Segurança e Educação" do Farol Político