Amostra cultural e literária em Turilândia

Alunos de quinta a oitava série dos colégios da rede municipal, participaram nesta sexta (19),  da Amostra cultural e literária realizada pela coordenadora (colégios Edmundo Silva, Antonio Freitas, Alcelino Ribeiro e Pólo do Lago Bonito ), Eledilva Pires Mafra, em homenagem ao dia do livro comemorado no dia 18. 


 O evento foi realizado no Frevo do Fubá, espaço cedido pela professora Francilda que há muito tempo trabalha na educação do município. Segundo a coordenadora, a professora Francilda sempre está ao lado dos professores buscando o melhor para os alunos, considerando-a como uma amiga da escola. 
 A coordenadora agradeceu ainda a presença da secretária municipal de educação Kalania, destacando que esta é a primeira vez que uma secretária participa de uma programação junto aos alunos . 

 Durante o evento, os alunos aprenderam a importância da leitura no cotidiano , realizaram danças, além de aprender a conservar os livros. 

Para Kalania, secretária municipal da educação, a amostra cultural e literária em homenagem ao Dia do Livro foi a maneira encontrada pelos professores para aproximar e incentivar as crianças à prática da leitura e ao prazer e demais benefícios extraído dos livros, pois acredita que através deles é possível encontrar o conhecimento da vida.


 Dia do Livro 
O dia 18 de abril foi instituído como o Dia Nacional da Literatura Infantil em homenagem a Monteiro Lobato, considerado um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo (SP), em 18 de abril de 1882, ele iniciou a carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito. Dentre os principais personagens de Monteiro Lobato estão Dona Benta, Emília, Tia Anastácia, Pedrinho, Narizinho e tantos outros do Sítio do Pica-Pau Amarelo.