Polícia Civil prende mulher suspeita de aplicar golpes na capital

Uma ação de investigadores lotados no 7º DP (Turu), sob a coordenação do delegado Paulo Marcio, resultou na prisão de uma mulher suspeita de integrar uma quadrilha especializada em fraudar documentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e aplicar golpes no comércio em São Luís. Christiane Pereira Froes, de 37 anos, é a sexta integrante do bando. Os outros foram presos em 2012 durante, também, uma operação da Polícia Civil.

A estelionatária foi detida, na manhã desta sexta-feira (22), em uma residência, localizada na Rua Tibirí, próximo ao condomínio Gomes de Sousa, no Bairro Vinhais em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, expedido pela juíza Rosária de Fátima Almeida Duarte do Plantão Judiciário. Ela responde pelos Crimes de Fraude, Estelionato e Formação de Quadrilha. Além das lojas, há indícios de que Christiane tenha aplicado golpes em diversas instituições financeiras. 

Na residência foram apreendidas diversas declarações de imposto de renda em nome de diversas pessoas; xerox de Carteiras de Trabalho; comprovantes de endereço; cédulas de identidade; CNH; espelhos do INSS; CPF; um computador, um notebook e uma impressora de alta resolução.
As investigações apontaram que a quadrilha para falsificar os documentos fazia uma espécie de lavagem nas cédulas. No local foram encontradas cédulas em brancos que seriam preenchidas com informações falsas. Documentos originais também foram apreendidos.

Além dos documentos, foram apreendidos uma TV LCD 42 polegadas e um micro-ondas, comprados de forma fraudulenta com o uso de documentos falsos. A polícia, também, encontrou vários vidros de acetona e algodão extra-macio, que seriam usados na “lavagem” dos documentos.
Ainda de acordo com o delegado Paulo Márcio, perícias realizadas durante as investigações nos computadores e mídias externas, constataram que o bando também falsificava diplomas acadêmicos.


Quadrilha presa
A quadrilha que Christiane Pereira integrava foi desbaratada em dezembro do ano passado. Na ação, a polícia descobriu a residência que funcionava como sede do trabalho fraudulento, localizada no bairro Fé em Deus.
Na época, foram presos, Marcelo José Vieira, de 32 anos, morador da Rua Urbano Santos, no Filipinho; Alesson Klinger dos Reis Sousa, de 30, morador da Rua José Bonifácio, Bairro Esperança, município de Bacabal (MA); Laureni Jesus Fróes, de 40 anos, e Carlos Silva Neto, de 29 anos e Rosa Maria dos Santos Veras, ambos moradores do Bairro Vinhais.