Pesquise Aqui

Main Ad

A memória, a lembrança e o esquecimento: o que é melhor para Turilândia: esquecer ou lembrar?


Fábio Coimbra

Acadêmico de filosofia da Universidade Federal do Maranhão; pesquisa em ética e filosofia política; atualmente dedica-se também a estudo em filosofia da ciência. 



Faz algum tempo que, em razão de outras preocupações, eu abrir mão de escrever para publicação. Agora volto a lançar mão novamente dessa tarefa, que se dará gradativamente de acordo com o desenvolvimento dos fatos políticos e sociais aos quais atrelar-se-á questões ligadas à cultura e a todos os seguimentos da sociedade.

Numa perspectiva crítica, não me darei ao orgulho de cair nos extremos. Em assim sendo, traçarei críticas sempre que – para o progresso social – estas se mostrarem necessárias, mas também haverei de fazer elogios quando os homens da política acertarem mais e erram menos. Não podemos ignorar que entre o erro e o acerto o homem se constitui como uma tensão que ora está equilibrado, ora em um dos polos extremos. A filosofia e a ciência política mostram que entre o certo e o errado não há uma constante, mas uma flutuação, ou uma variação, da ação humana. Maquiavel, no primeiro livro de sua celebre obra intitulada “Discorsi sopra la prima Deca di Tito Livio”, ou “Discurso sobre a primeira década de Tito Lívio” já chama a atenção para o fato de que “os homens não sabem ser todo mal, mas também não sabem ser perfeitamente bons”. Significa isso que quando é para eles agirem com toda maldade possível, eles não sabem agir assim; e quando é para eles serem bons ao máximo possível, eles também não sabem sê-lo. É justamente ai que está o perigo, porque – como diz Maquiavel – na dúvida, eles não tomam uma decisão firme, e, por isso, muitas vezes se arruínam. É por isso que em Turilândia aconteceu o que aconteceu no passado próximo. (esse livro de Maquiavel é muito mais clássico que o livro O Príncipe, que é o livro que os políticos geralmente usam para distorcer o que nele Maquiavel pretendeu dizer a Lourenço de Medici já que se trata de uma obra dedicada)

 Como se sabe, a memória cumpre com duas funções fundamentais: uma é a de esquecer; a outra é a de lembrar. Lembrar e esquecer são, portanto, duas coisas que a memória nunca se esquece de fazer. Recentemente, a cidade de Turilândia elegeu um novo prefeito e renovou, até certo ponto, a sua câmara de vereadores. Acredito que, com isso, o que todo cidadão turilandense quer e deseja nesse momento, e nos seguintes, é nada mais nada menos que uma melhora na estrutura da cidade em todas as suas dimensões (saúde, educação, esporte, cultura etc.). 

 Muitas vezes (nem sempre), a construção de uma nova sociedade pressupõe uma mudança, ou uma renovação radica nas instituições sociais, como diria o norte americano e filosofo da política John Rawls em sua celebre obra intitulada “Uma teoria da justiça”. Entretanto, quando voltamos nossos olhos para a atual constituição política de turilândia, sentimos a necessidade de perguntar até que ponto a cidade se renovou politicamente; até que ponto nós podemos ter a certeza de que a construção de uma nova sociedade há de se efetivar. A questão problemática sobre a qual devemos pensar é: como vamos construir o novo que queremos se elementos antigos do passado nele ainda se fazem presente? Muitos desses elementos, é claro, não se fazem presente por meio de suas próprias figuras, mas, sobreuto, por meio da figura de outros. E isso é muito visível quando debruçamos nosso olhar para a câmara que temos. Tão logo fazemos isso, logo nos deparamos com corpos invisíveis de personagens que antes estavam no mesmo lugar e que agora habitam os corpos materiais do presente naquele mesmo espaço. Em que mudamos? Mudamos em que? 

Aqui, alguém poderia interceptar esse pensamento para objetar ser demasiado cedo a analise que faço inicialmente. Se, por ventura, isso vier a ocorrer, até concordarei com esse interlocutor. Entretanto, digo que não podemos deixar de passar as oportunidades que temos de pensar nas coisas importantes da cidade. E assim, de já antecipo uma reflexão sobre aquilo que deverá ser a causa do bem ou miséria da cidade nos próximos quatros anos. 

Devemos todos, tomar parte na construção da cidade que queremos.

Postar um comentário

39 Comentários

  1. a memoria apaga muito rapida quado entra o dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Ninguém vai esquecer o dinheiro roubado pelo Curió e familia de Turilândia. Nós vamos atrás de cada centavo que este ladrão e o filho roubaram.

    ResponderExcluir
  3. Sabe quando Turilândia vai mudar? Nunca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você é um pessimista, e me parece egoísta e decepcionado não creio que por causa dos novos representantes ,mas porque parece-me que perdeu algo, precisa acreditar nos novos representantes precisamos ver de perto os trabalhos ou se são capazes de fazer algo em prol de melhorias do nosso municipio.

      Excluir
  4. Hoje há uma grande pespctiva pelo novo,mais o que é o novo? já que vivemos em um dos países mais democratico do mundo,onde as vezes vc tem o direito de ir e vir,já que nem sempre há aeroportos e rodovias que de conduzam aonde quere chegar,hoje a nosso política não é mais democratica,é simplesmente uma bancada de negócios e interesses particulares,pegando aí o restante das palavras do Fábio,entendo perfeitamente quando ele se preocupa com a formação da bancada da câmara municipal, o que vemos são vereadores preocupados com o seu bem estar social e, não com o povo que é obrigado a escolher um representante, que na verdade não representa nem a sua casa quanto mais seu município,temos aí a sombra de um passado que foi onten,só que veste saia,infelizmente não tem domínio próprio,outro que sempre serviu aos gestores que por aquí passarammmas o que dizer dos nove que entraram pela primeira vez,ainda é cedo para dizermos qualquer coisa,mais lembre há um que tem um cabresto e uma bimbarra ,que qualquer falta de respeito o Josimar e Curió vão puxar,é só esperar.

    ResponderExcluir
  5. VC ANONIMO QUE FALA TANTO EM DEVOLVER DINHEIRO PUBLICO LHE PERGUNTO PORQUE O EX PREFEITO TEODORO NAO PODE SER CANDIDATO NUNCA MAISNAO FOI PORQUE ELE DESVIOU DINHEIRO PUBLICO ENTAO ELE NAO VAI DEVOLVER PARA O POVO O QUE ELE ROUBOU SE CURIO VAI DEVOLVER ELE TEM QUE DEVOLVER TAMBEM OU SO VAI TER LEI PR UM E PR OUTRO NAO

    ResponderExcluir
  6. O EFEITO AGIOTA:
    Com o descobrimento da agiotagem que impera nas Prefeituras do Maranhão, surgiu um outro tipo de pilhagem dos cofres públicos. Os esquemas. Hoje temos os esquemas dos escritórios de Contabilidade, os Esquemas dos Deputados, os Esquemas dos Desembargadores e o Esquema do Presidente do Tribunal de Contas, que funciona, este último em duas áreas - a da contabilidade e dos advogados. O que deve fazer um jovem contador para trabalhar hoje em uma Prefeitura? Ou ele entra em um destes esquemas ou então não vai trabalhar nunca com Prefeitura. Temos aí quase todos os Prefeitos que gastaram muito dinheiro na campanha politica e só tem um caminho para pagar estas contas - Roubar o dinheiro da Prefeitura. Turilândia o caso é ainda mais grave, pois para ter o apoio do Curió o Alberto teve que dar dinheiro pra ele. Eles estão numa sinuca de bico e se a população se organizar vai desmascarar as quadrilhas que se instalaram nas atuais Administrações, todos em busca de uma coisa - ganhar dinheiro fácil. Traduzindo tudo isto para o linguajar popular - Estamos fritos no azeite de Côco. Quem viver, verá o que vai acontecer.

    ResponderExcluir
  7. CEGO EM TIROTEIO:
    Assim se encontra o nosso atual Prefeito, perdido na sua Administração, se é que podemos chamar isto de Administração. Se alguém precisar de um documento da Prefeitura não vai conseguir obter, porque nada funciona. Enquanto isto, os pretensos candidatos à cargos estão sendo substituidos por grupos vindos de outras plagas. Acredita-se que aqui não existam competentes para isto. Vamos aguardar para ver o que vai acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BEM FEITO QUEM MANDOU VOTAR NO HOMEM,ISSO JÁ ERA PARA SE ESPERAR,E AGORA JOSÉ,O PEITO SECOU,O A VACA FUGIU E O BEZERRO FICOU,CHUPA O CANUDINHO É DE UVA.

      Excluir
    2. alberto tá mais perdido do que cego no meio de tiroteio

      Excluir
  8. Diferente de Nunes Freire lá já estar tudo organizado é Marcel curió pref. Moral da BR...........

    ResponderExcluir
  9. estou muito triste em saber que o povo derrotados do 45 nao se conformam com a derrota e ficam perdendo temp atras de caldo derramado procuram trabalhar do que ficar vigiando o prefeito eleito.

    ResponderExcluir
  10. quem deve procurar trabalhar são vocês!ops desculpa esquecir que não tem vaga pra vocês pois as vagas foram dadas pro povo de fora. Bem feito

    ResponderExcluir
  11. ANTONIO DO ROSÁRIO12 de janeiro de 2013 05:40

    Â DÍVIDA DE NUNES FREIRE:
    O Prefeito eleito de Nunes Freire não pode se esquecer nunca que foi graças ao dinheiro roubado de Turilândia que ele chegou a onde está. Durante mais de dois anos assistimos ao assalto cometido pelo seu pai Domingos Curió aos cofres do nosso Municipio. Temos que receber este dinheiro roubado, que fez muita falta ao povo desta terra. Curió abandonou Turilândia, onde ele conseguiu chegar onde chegou. Todos os esforços serão feitos no sentido de trazer de volta os milhões que foram roubados para fazer do filho Prefeito em Nunes Freire. Uma equipe de advogados já está sendo acionada para ir buscar cada tostão que o passarinho desviou daqui, prejudicando toda uma população carente. Tudo o que foi feito em Nunes Freire, até o prédio da Prefeitura foi com o dinheiro ROUBADO POR CURIÓ. Portanto fique ele sabendo que será procurado pela justiça como LADRÃO e o filho que usou este dinheiro sujo, também é LADRÃO. Uma raça de LADRÕES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eles são como gafanhotos, destruiram a plantação de turilandia, agora tem que migrar para um novo território, quando destruírem nunes freire, retornam para turilandia, e o povo que tem memóra curta vota denovo

      Excluir
  12. Soubemos que o Vice do Alberto Magno está mais brabo do que siri em lata, com as idiotices feitas pelo Prefeito. A briga parece que vai acontecer antes mesmo do Prefeito visitar a Prefeitura.

    ResponderExcluir
  13. Por falar em Prefeitura, dizem que o Alberto está pensando em construir um outro prédio para abrigar o Poder Executivo; Ele está com medo de ser contaminado pelo virus do Curió. Até hoje a Prefeitura de Turilandia está funcionando em casas diferentes de Santa Helena. Está sendo aguardada a vinda do Pajé Boi Deitado, de uma tribo do Pará, para fazer o benzimento e afastar os maus espiritos do Prédio da Prefeitura de Turilândia. Pode isso.

    ResponderExcluir
  14. A posse do Prefeito está remarcada para depois do Carnaval.

    ResponderExcluir
  15. Se voce precisar de algum documento na Prefeitura de Turilândia voce tem que ir a Santa Helena tentar localizar o Prefeito, que cada dia está num lugar diferente. Parece que está fugindo daqueles que o elegeram - os idiotas de Turilândia.

    ResponderExcluir
  16. Parece que jogaram uma praga de urubú nesta cidade. Quando se pensa que a coisa vai decolar aparece um cansado pela própria natureza e nos deixa a ver navios. A coleta de lixo está sendo feita por um caminhão que deveria ser o primeiro a ser colocado no lixo. Falta de vergonha na cara dos politicos desta terra. No dia 20 já vão receber dinheiro sem ter dado um prego numa barra de sabão. Deveriam colocar os VEREADORES para limpar a cidade. Seria lixo juntando lixo.

    ResponderExcluir
  17. A atual Secretária de Educação do Municipio, esposa do tio do Prefeito, tem formação de Gestão em Educação feita em Zé Doca, com especialização em Pedro do Rosário. A primeira medida é baixar os salários dos Professores que estão ganhando muito, muito dinheiro.

    ResponderExcluir
  18. Manoelzinho do Turi12 de janeiro de 2013 06:09

    O DINHEIRO DO FUNDEB:
    Segundo o relatório do Banco do Brasil, o Municipio de Turilândia recebeu em 2012 uns R$ 15.000.000,00. Quinze milhões de reais, que foram gastos da seguinte forma:Pagamento de Professores: R$ 6.000.000,00. Bolso do Curió e familia: R$ 9.000.000,00. Na realidade a campanha do filho em Nunes Freire, que começou tres anos antes da eleição, foi patrocinada pelo Fundeb de Turilâmdia. A justiça assistiu a tudo isto de camarote e para não dizer que não fêz nada para evitar este assalto, bloqueou R$ 400.000,00 no final do final do ano. Fomos roubados escandalosamente e os homens de preto não fizeram nada. Agora vai voce roubar uma galinha e ele te manda para Pedrinhas. Nós vamos trazer este dinheiro de volta, cada centavo que saiu daqui vai voltar. Os filhos de Turilândia estão se reunindo para colocar toda esta quadrilha na cadeia.

    ResponderExcluir
  19. HISTÓRIAS DE TURILÂNDIA:
    Já no final do mandato do Curió, faltando dois dias para a posse do novo Prefeito, um fato curioso aconteceu nesta cidade. Uma equipe de arrombadores, liderada por Catarino e Ivaldo e contando com a presença do Ex- Secretário de Administração de Turilândia, Izaque Aniba, arrombaram duas salas no prédio da Prefeitura. A sala da Contabilidade onde depositaram um monte de sacos contendo papéis e a Sala da Secretaria da Administração, onde o Izaque entrou para elaboração de um documento que ninguém sabe ainda qual é, mas que tudo indica ser mais uma maracutaia do Prefeito Curió. O esquisito de tudo isto é que depois do arrombamento, trocaram as fechaduras e entregaram as chaves para o vigia, o Edgar. Muito bem, hoje já se tem noção do documento que o Izaque forjou, hoje se sabe que o Catarino e o Ivaldo estão em Nunes Freire e o Izaque quanto ganhou para fazer este crime? Como pode uma pessoa chegar tão baixo como chegou o Izaque. Participar de bandalheiras de um Governo que o colocou pra fora com um pé na bunda. Estamos apurando este documento elaborado pelo vendido Izaque. Cuidado que podes ir pra cadeia junto com o teu algoz. O que o dinheiro não e o que as pessoas não fazem por dinheiro. O pior, o Alberto fez de conta que não soube de nada. Qaualquer dúvida perguntem ao Edgar. A que ponto chegamos.

    ResponderExcluir
  20. Manoelzinho do Turi12 de janeiro de 2013 06:49

    Eu sei que documento foi este. Depois eu conto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe-se que Izaque falsificou algumas portarias de nomeação no apagar das luzes como se fossem aprovados em concurso público, basta ver a publicação do resultado do concurso no diário oficial do estado para desmascarar a fraude, resta saber quem foram os beneficiados pela falsificação.

      Excluir
  21. Uma nota de esclarecimento:
    Este nome do Pajé Boi Deitado é em homenagem a um famoso cacique apache de nome Touro Sentado. O homem é forte e vai tirar toda a urucubaca que o Curió deixou na Prefeitura. Neste final de semana ninguém pode passar perto da Prefeitura senão a urucubaca que vai sair passa pra ele. Todo cuidado é pouco. Estão mexendo no telhado da Prefeitura e encontraram um bocado de vela preta e outros apetrechos deixados pelo Curió. O Pajé também vem tentar abrir um cofre que está no gabinete do Prefeito e que o Catarino e o Ivaldo não conseguiram levar. Dizem que dentro deste cofre tem muito dinheiro....................falso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. assim que alberto é crente, na epoca da eleição se enfiou na assembleia conquistando pastor e companhia e agora depois de eleito vai atras de macumba, ta aí turilandia essa é a dministração que voces pediram, 70 em vocês.

      Excluir
  22. Imaginem só que o Curió estava querendo colocar o Edvaldo, Ex-Vereador como Secretário de Educação, tendo em vista o Português perfeito quem ele fala. Arre égua. Não tem c............de boliviano que aguente uma marreta destas.

    ResponderExcluir
  23. Secretariado de Alberto............. sec. De educação. Mulher do tio de Alberto, séc. Saúde cunhada da irmã de Alberto, séc. Adjunto de saúde genro de Alberto, sec. De ação social esposa de Alberto, sec. De administração tio de Alberto, chefe do psf filha do tio de Alberto, advogada da prefeitura filha de alberto e cunhado de alberto, limpesa publica edilson irmao de alberto......kkkkk estamos fritos na banha do calango ....... e ainda faltam nomeação da secretaria de Cultura e sporte, infra-estrutura ,agricualtura, chefe de gabinete e sec. De finanças. Eles devem estar procurando pessoas em Pedro do Rosário ou em são Luís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem feito. 70 neles..
      tinha gente por aí gritando que ia ser secretario de confiança de alberto, andou milhas atrás de votos pra eleger o cara e agora levou o pé na bunda bem rápido, ninguem em turilandia tem lugar nessa administração, não acham ninguem competente, resumindo ser LAMBÃO não significa que é de confiança ou inteligente suficiente pra fazer parte do rol de alberto magno, agora vai ter gente que continuar com a mesma vidinha de sempre mas mais humilhado depois que foram humilhados por curió se axostumaram e pediram pra ser humilhados por alberto. 70 em vocês, bando de trouxas, entegaram turilândia nas mãos dos ratos. 70 em vocês.

      Excluir
    2. NEPOTISMO EM ALTA, CADÊ O MINISTERIO PUBLICO DEFENSOR DA SOCIEDADE?

      Excluir
  24. UMA NOTA INTERESSANTE:
    O prefeito Domingos Curió construiu um mês antes da mudança de Prefeito em Nunes Freire um prédio para abrigar a Administração, já que aquela cidade não tem prédio da Prefeitura. Tudo bem mas existe um detalhe - o dinheiro que foi usado nesta construção foi roubado da Prefeitura de Turilândia. Enquanto ele constroi um prédio em um mês em terra alheia, aqui ele não concluiu a creche, não concluiu o cais, não concluiu o colégio do segundo grau, não concluiu o Hospital, deixou a cidade esburacada, deixou quase três milhões de débitos de funcionários e vai por ai afora. Queremos e vamos cobrar na Justiça todo o dinheiro que foi surrupiado pelos ratos da familia Curió.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só isso? no INSS a dívida da Prefeitura passa de R$ 9.000.000,00 (nove milhões)corre o risco do FPM ficar todo bloqueado para pagamento da divida, Turilândia ta no fundo....

      Excluir
  25. kkk tem secretarinha por ai soltando fogo pela venta de raiva, alberto deu uma rasteira em todo mundo

    ResponderExcluir
  26. Atenção Gov. Nunes Freire: o veriador gilmar carlos está vendo com curió e o prefeito marcel a aquisição de empregos em nunes freire para pessoal de turilândia.

    ResponderExcluir
  27. UMA COISA É CERTA. ELES NÃO ENTENDEM PATAVINA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E PARECE QUE NÃO GOSTAM DE TRABALHAR. JÁ SE VÃO QUINZE DIAS E PARECE QUE ESTAMOS NA SUIÇA. A HISTÓRIA SE REPETE E O POVO SE LASCA.

    ResponderExcluir
  28. Pelo menos na administração anterior, se achava alguém ou algum responsavel pelas pastas de atendimento ao público, mesmo que fosse para dar esperança de uma solução ou coisa parecida... e agora já se foi o primeiro mês e ninguém sabe a quem procurar, pior vai ficar, isso é só o começo.....

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião.
Atenção: Comentários com palavras ofensivas ou críticas fora de propósito, ligados ou não ao tema,serão deletados. Ataques pessoais ou a marcas, difamações, racismo ou obscenidades não são permitidos.