Protesto em Turilândia no dia 1° de Maio

O 1 ° de maio em Turilândia foi marcado por caminhada, protesto, tambor de crioula e festa.


A união das Associações de Turilândia em parceria com Netinho Fonseca, realizou neste dia 01 de maio uma passeata que teve início no cais seguindo pelas ruas e avenidas, até o barracão do Santa Luzia.

Centenas de pessoas entre sede e zona rural, participaram da caminhada carregando faixas protestando e pedindo Segurança, saúde, estradas e demais serviços públicos. Já no Santa Luzia, houve discurso de trabalhadores que reforçaram a péssima administração da cidade, disseram que o caos se instalou em Turilândia e não haveria motivo de festa porque a classe trabalhadora foi esquecida pelo poder executivo. 

Josenilson

Segundo o senhor Josenilson – presidente da associação de moradores do bairro São Pedro- Esse protesto seria para reivindicar os direitos dos moradores que há muito tempo está sendo negado pelo prefeito, que essa união trará mais força perante o poder político atual que não permite melhorias e crescimento dentro da região. Disse inda que a classe trabalhadora nunca é reconhecida pelo gestor e que o bairro são Pedro , fundado há 3 anos, não possui escola, creche, posto médico e nada está sendo planejado para o seu bairro. Mas essa união irá mudar tudo, pois estará unida lutando por dias melhores. 

Miúdo-presidente da Assoc. Dalban
Para Miúdo –presidente da associação de moradores do Dalban-A zona rural é a mais esquecida tanto pelo prefeito quanto os vereadores, lembrou que não era momento político mas tudo o que necessitam são obrigados a buscar em outros municípios como em Nunes Freire, através do prefeito Indalécio ou ainda buscar ajuda através de Netinho Fonseca , que nunca negou ajuda em qualquer situação. 



Raimundo - Pataqueira
Já o senhor Raimundo, conhecido como Pataqueira- presidente da Associação das associações de Turilândia- disse que os políticos estão desacreditados em toda a região, porque e que se essa festa fosse um evento político com certeza não apareceria ninguém , pois já estão todos cansados da situação da cidade, lembrou que os seus direitos estão sendo roubados juntamente com a educação, saúde e assistência, que diariamente são negados pelo poder executivo. 
Ressaltou que o trabalhador nunca foi valorizado e que são estes que são obrigados a mentir em outras cidade até para conseguir atendimento médico pois aqui em Turilândia não existe hospital e muito menos médico, questionando porque os outros municípios existe saúde se recebem o mesmo recurso que vem para Turilândia. Segundo o mesmo, os moradores de Turilândia estariam sendo fantoches na mão do prefeito porque a corrupção está destruindo a cidade. 

Terminou o discurso enfatizando que o caminho para uma Turilândia desenvolvida e de respeito será através de Netinho Fonseca.


Netinho Fonseca
Netinho Fonseca , lembrou que o 1° de maio é a comemoração do dia do trabalhador, disse que trabalhador é a figura mais importante pois tudo gira em torno desse trabalhador que promove o desenvolvimento do país. 

Que no dia 1 de maio deveria haver muita alegria, mas Turilândia não oferece condições de comemorações, pois está sendo negado aos Turilandenses os direitos garantidos pela constituição, a corrupção está roubando o direito á saúde, a educação, segurança e liberdade de expressão. 

Disse saber que vários telefonemas foram feitos impedindo os funcionários de participar dessa festa, calando assim a voz dos cidadãos, mas que ainda há esperança de dias melhores e que os trabalhadores não devem desanimar pois tem a certeza que poderão comemorar num futuro próximo. 

Salientou que as associações quase sempre estão inadimplentes pela falta de interesse e assistência do próprio município, e que essa omissão do poder público está acontecendo porque a população ainda não está organizada, lutando e protestando nas ruas, exigindo seus direitos. 

Terminou dizendo que está do lado do povo, para lutar e trazer a liberdade para cada cidadão muito em breve. 

Logo após houve um almoço especial para comemorar o dia do trabalhador, e em seguida iniciou a apresentação do Tambor de Crioula-Raízes de Turilândia, atraindo a atenção de todos os participantes.