Após falsificações de títulos eleitorais, Marcel Curió poderá ser impedido de candidatar-se em Nunes Freire, você acredita na Justiça?

Marcel Curió
 Sob coordenação da Superintendência de Polícia Civil do Interior, (SPCI), uma ação conjunta de policiais civis das cidades de Junco do Maranhão, Maracaçumé, Santa Helena e Governador Nunes Freire, sob o comando do delegado Ricardo Aragão, cumpriram, no fim de semana, dois mandados de busca domiciliar em desfavor do funcionário do Fórum de Santa Helena, Deyslan Silva Mendes, 28 anos. 

O acusado foi preso por meio de informações de algumas pessoas que foram indiciadas por uso de documentos falsos. Após um trabalho de investigação, a Polícia Civil descobriu que Deyslan residia na cidade de Santa Helena, em uma fazenda de propriedade do pré-candidato a prefeito da cidade de Governador Nunes Freire, Marcel Everton Silva, conhecido como ‘Marcel Curió’.
Ainda com base em investigações, Deyslan fazia um trabalho de falsificação de documentos para fins eleitorais desde o ano de 2008, época de eleições para prefeito e vereador. 

Conforme explicou o delegado Ricardo Aragão, da Delegacia de Governador Nunes Freire, investigações da Polícia apontavam que o falsificador efetuava uma espécie de obtenção de transferência de Título Eleitoral, com intuito de favorecer a candidatura de prefeitos e vereadores das cidades citadas. 

Ainda segundo a Polícia Civil, Deyslan Mendes obtinha uma máquina que produzia esses documentos, sempre com a finalidade de falsificar para favorecer candidatos nas eleições municipais. 

Apreensões
Na casa dele, a polícia apreendeu as impressoras utilizadas na falsificação, envelopes e extratos bancários do Banco do Brasil e Itaú, centenas de contas da Cemar, Operadora de Telefonia, Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, documentos do Cartório Eleitoral de alguns municípios, mandados de busca e apreensão expedidos pela 7ª Vara Cível de São Luís, RGs, CPFs, IPVA e outros.
Sobre a quantidade significativa de documentos, a Polícia Civil levantou que entre os envolvidos no processo de falsificação de forma indireta, estavam envolvidos em torno de 400 pessoas que possuíam títulos, e aproximadamente 10 candidatos favorecidos nas eleições.
“Com certeza existem mais pessoas envolvidas na fraude eleitoral, Vamos apurar todas as informações e levantar provas no sentido de desbaratar todo sistema de falsificação, além de prender todos os envolvidos”, afirmou o delegado Ricardo Aragão. 


Investigações policiais
De acordo com as investigações, o acusado teria contribuído para a eleição de um candidato à prefeitura de Governador Nunes Freire, nas eleições de 2008, falsificando 1.500 documentos que foram utilizados para transferência de títulos eleitorais. Para cada lote de 200 documentos o suspeito recebia 50 mil reais.
O titular da Delegacia de Governador Nunes Freire disse como a Polícia Civil havia chegado ao falsário. “No dia 25 de abril autuamos três pessoas, João Silva, Edinalva da Silva Melo e Vademira Martins Matos, em flagrante delito com documentos falsificados para transferência de títulos eleitorais. Com base nos depoimentos dos envolvidos, a Polícia Civil passou a investigar e levantar informações de que Deyslan estaria produzindo documentos públicos e privados com relação às eleições”.

Com relação à continuidade das investigações o delegado Ricardo Aragão, que foi responsável pela prisão do falsificador, informou que os levantamentos sobre Deyslan Silva Mendes terá o apoio da Polícia Federal e Justiça Eleitoral, já que envolve crimes sobre falsificação de documentos com fins eleitorais.
Para o delegado, as Polícias devem se unir para elucidação desta tipologia de crime. “Vamos contar com a ajuda da Polícia Federal pela relevância e complicação do fato”, afirmou.
Sobre as investigações do crime de falsificação de documentos, e com relação à candidatura dos candidatos eleitos, a Polícia terá o apoio da Justiça Eleitoral no sentido de indiciar todas as pessoas que foram beneficiadas com a falsificação dos títulos eleitorais. 

Durante as investigações, o delegado citou o nome de alguns vereadores e prefeitos que estariam envolvidos com o sistema de falsificação. Segundo a Polícia, o falsificador teria favorecido o atual prefeito de Turilândia. 

A Polícia informou ainda, que Marcel Everton Silva, o “Marcel Curió”, será indiciado, e posteriormente impedido de se candidatar a Prefeitura do município de Governador Nunes Freire. 

Deyslan Silva Mendes foi autuado em flagrante pelos crimes de confecção ilegal de documentação, falsificação de documentos públicos e privados. Deyslan foi apresentado pelo delegado Ricardo Pinto Aragão, nas dependências da Superintendência de Polícia Civil do Interior. Ele ficará à disposição da Justiça de Santa Helena.

Secom Estadual.