Mentiras e sorrisos


Entre uma conversa e outra aqui pela cidade, conhecemos diversos casos onde a ameaça se faz presente, oprimindo o direito de ser um cidadão livre a escolher o seu futuro. Diante desse fato sinto-me necessitada a fazer uso de um texto de um honrado jornalista chamado Santini.

Existe uma máxima que expressa com exatidão a forma de identificação verdadeira da índole e da conduta de um ser humano: - “Se você quer realmente conhecer uma pessoa, dê poder a ela”.
Bem próximo de nós podemos identificar com extrema facilidade os ditadores feudais com requintes de coronelismo em sua conduta pública.
Pior que ter alguém no poder com sentimentos de perseguição e conduta de coronel, é ver que alguns que se acercam ao poder em busca de um espaço para poder mandar, já têm implantado em sua índole o mesmo comportamento, a mesma falta de caráter e a mesma conduta autoritária onde tudo e todos devem circular ao seu redor, caso contrário, todos aqueles que não estão ao seu lado e do seu lado, passam a ser encarados como inimigos, e toda forma de agressividade é exalada do íntimo de sua alma para atingir e se possível até aniquilar

Toda forma de opressão é pura covardia. É falta de coragem de enfrentar verdades que derrubarão suas mentiras.
Toda forma de conduta que se afaste do regime democrático de direito é a forma que resta aos feudais para inibir seus opositores e esta conduta, somente deixa transparecer ainda mais o quão desprovido de coragem os governantes e postulantes boquirrotos são; para enfrentar verdades, para enfrentar liberdade de expressão e de pensamento. Somente conseguem se preservar no poder com comportamento autoritário. Não possuem o discernimento suficiente e nem a grandeza de caráter para entender que a democracia - que ainda engatinha - é a expressão dos direitos individuais em prol de uma sociedade justa, igualitária e humana.

É preciso ao cidadão não se iludir com sorrisos largos e palavras dóceis.
Na maioria das vezes a maior das iras e o maior dos rancores se escondem por trás destes sorrisos e destas palavras falsas. O cinismo, a hipocrisia e a falsidade do caráter conseguem iludir as almas mais puras, e estas, jamais podem ser subjugadas. Jamais podem ser esquecidas por aqueles que tem a coragem de levantar a voz e se lançar contra os algozes.
É preciso a todo cidadão não se iludir com aquele que tenta conquistar sua confiança em troca de um tapinha nas costas, de um aperto de mão ou simplesmente em troca de um quilo de feijão. Tudo isso tem unicamente um único objetivo: conquistar seu voto.
O voto é o único objetivo daqueles que fazem promessas falsas que nunca serão cumpridas. É preciso distinguir promessas de proposta
O homem vil, jamais faz promessas e nem assume compromissos.
Promessas são mais fáceis de serem esquecidas e os compromissos, o comprometem no futuros.

Como acreditar em um cidadão que lhe diz que vai fazer tudo aquilo que já prometera há algum tempo atrás e não cumpriu ?
É claro que este determinado tipo de político somente obtém êxito se contar com a falta de memória e a conivência do eleitor.
É preciso recapitular a história e encontrar as verdades expostas ao tempo. É preciso não se deixar enganar e ver que a mentira só nos dá prejuízo e dilapida nossas esperanças e compromete o futuro.

Vantagens momentâneas não passam de ilusões e se dissipam em pouco tempo.
Não existe mágica na política, embora em nosso meio podemos identificar ilusionistas que tentam transformar mentes sadias em grandes mentecaptos, com o objetivo de aliciá-los a seu favor.
É preciso estar sempre atento e ver que as grandes mentiras sempre vêm acompanhadas de um largo sorriso.

Você conhece algum estelionatário ou algum corrupto que não seja simpático ?
Você pode até ser o bobo da corte, se quiser. Mas não seja o palhaço que fará a alegria de poucos.
Vale lembrar que a verdade é única e o tempo é o senhor da razão.
Uma pessoa pode enganar uma pessoa por muito tempo. Algumas por algum tempo. Mas nunca conseguirá enganar a todos o tempo todo.
Abra os olhos. E não se deixe enganar. Vote consciente.