Santos Campeão da Libertadores


Empurrado por Neymar e orquestrado pelos belos passes de Paulo Henrique Ganso, o Santos passou por cima do Peñarol por 2 a 1 e se consagrou, mais uma vez, campeão da Copa Libertadores da América.

Há quase 50 anos sem vencer a competição, que em 1962 e 1963 foi vencida sob o comando de Pelé, o time santista fez os três gols da partida, inclusive, o do time adversário. Neymar abriu o placar após uma bela jogada de Arouca, Danilo fez o segundo e Durval marcou o terceiro, mas pro lado errado.

O jogo acirrado começou a apresentar um clima de tensão nos seus cinco minutos finais. O ambiente hostil foi consolidado quando um torcedor invadiu o campo e foi agredido por jogadores do Peñarol. A cena foi o estopim para o estouro de uma confusão entre jogadores de ambos os times. Apesar de lamentável, a cena não apagou o brilho da conquista do time da Vila Belmiro.

O título foi motivo de grande euforia para o técnico Muricy Ramalho, que jamais havia conquistado o torneio sul americano. Paulo Henrique Ganso e Neymar também viram na conquista um grande valor simbólico. "É o dia mais feliz (da carreira), eu fiz história", disse Neymar aos repórteres. Ele e Ganso seguem agora para a Argentina, onde disputarão a Copa América pela seleção brasileira.